Bird Watching

Observação de pássaros

OBSERVAÇÃO DE AVES (Bird Watching)

Observar aves atrai cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Milhares de pessoas viajam procurando o local ideal para contemplá-las em seus habitats. E o Brasil está entre os países com maior diversidade de pássaros do mundo. Há espécies para ver, ouvir e se deleitar com a enorme variedade de cores e tamanhos. Esta atividade também pode ajudar pássaros ameaçados de extinção com a transformação dos observadores em fiscais voluntários da natureza, perfeitos aliados da preservação. Para isto, biólogos e outros profissionais da área criaram o Projeto Jatayu que tem dois objetivos:

Observar e classificar aves nativas e exóticas da Serra da Mantiqueira, cuja mata Atlântica possui uma das maiores biodiversidades do planeta;

Criar áreas de soltura e monitoramento da vida silvestre com a finalidade de servirem de suporte para a re-introdução de aves que tenham sido recuperadas do tráfego ilegal ou de acidentes.

Aprovado pelo IBAMA, o Projeto Jatayu foi desenvolvido no Ecoparque Pesca na Montanha e nas matas ao redor em Áreas de Proteção Ambiental.

As atividades acontecem em forma de workshops que incluem palestras, oficinas (técnicas e cientificas), saída a campo e vivências com as aves, de forma a proporcionar grande interação com elas e com seu habitat. As palestras são administradas por profissionais e biólogos responsáveis pelo projeto Jatayu.. Os cursos poderão ser ministrados também em inglês, desde que pré-agendados. A observação de aves é realizada em grupos e aos finais de semana, em períodos de meio dia, um dia e fim de semana completo.

Trilhas especiais foram demarcadas nas matas e colocadas sevas em lugares específicos com orientação dos biólogos. A discrição é essencial para os praticantes de birdwatching e, para não afugentar as aves, é necessário passar despercebido como também levar alguns equipamentos:

  • As roupas devem ser de preferência em tons neutros como cáqui ou verde oliva;
  • É aconselhável evitar odores estranhos à natureza;
  • Os binóculos são essenciais para avistar os animais mais distantes e escondidos em meio às árvores;
  • É bom levar equipamentos de registros das ocorrências como bloco de anotações, câmera fotográfica, filmadora e gravador para o registro do canto das aves;
  • É desejável também utilizar guias sobre as espécies locais para identificar as ocorrências;
  • Recomenda-se o conhecimento prévio do ecossistema visitado para evitar acidentes.

TAXAS

  • Tri­lha com ati­vi­dade livre para prá­tica de birdwat­ching: de terça à domingo:

Taxa para conservação da trilha: R$ 15,00 por pessoa

 


 

Socialize, divulgue!
Wordpress Themes - Wordpress Video Themes - Wordpress Travel Themes - WordPress Restaurant Themes